O que é melhor para piscina ozônio ou cloro?
Para você manter a água da sua piscina sempre limpa você precisa de um sistema de tratamento de água. E nesse caso não estamos falando somente do filtro, mas sempre vamos precisar de um composto ativo capaz de matar bactérias e organismos vivos para garantir a qualidade da água.
Casos especiais como piscinas compartilhadas por muitas pessoas, a limpeza com ingredientes ativos é ainda mais importante para garantir que a água esteja sempre limpa para evitar contaminações de qualquer tipo.
O método mais comum para o tratamento da água utilizando é o tratamento com cloro. O cloro é um composto químico reativo que destrói ou anula a atividade de algas, microrganismos patogênicos e bactérias pois apresenta ação oxidante que atua como bactericida e desinfetante.
Geralmente o cloro utilizado é o granulado, adicionado diretamente na água combinado com pastilhas de cloro estabilizadas, que terão dissolução gradual e vão garantir o teor correto de cloro na piscina.
DESVATAGENS DO CLORO:
As reações químicas do cloro com organismos vivos que contém nitrogênio na sua estrutura gera as cloraminas, substâncias formadas a partir da combinação do cloro com resíduos nitrogenados, as quais apresentam efeitos danosos especialmente nas vias respiratórias e na superfície ocular.
Assim, a maior desvantagem do usos do cloro é a irritabilidade que o produto químico pode causar à pele, cabelos e olhos dos usuários.
Estudos recentes ainda associam o uso excessivo de cloro em piscinas com o surgimento de alguns tipos de câncer, entre eles o câncer de bexiga (referência: Terra Ciência)
OZÔNIO COMO OPÇÃO PARA TRATAR SUA PISCINA:
Com o passar do tempo, novos sistemas foram criados para solucionar este problema.
O tratamento com ozônio é uma alternativa ao uso do cloro.
O gás ozônio é amplamente conhecido pelo papel que desempenha ao filtrar os raios ultra-violeta antes que cheguem na superfície da terra. Enquanto conhecemos o oxigênio que respiramos como O2, o ozônio tem uma estrutura similar porém muito menos estável, representado como O3. O ozônio forma-se quando as moléculas de oxigênio (O2) se rompem e os átomos (O) separados combinam-se individualmente formando O3.
Por ser um composto muito reativo, o ozônio prontamente se quebra e se transforma em O2. Este processo é altamente oxidativo e mata a maioria dos microrganismos na água, sendo um poderoso agente desinfetante. O ozônio (03) é também conhecido como oxigênio ativo e é um poderoso bactericida, algicida e fungicida, destruindo microrganismos até 3.120 vezes mais rápido que o cloro. É considerado o mais forte, mais seguro e eficaz método de tratamento de água do mundo.
O uso do ozônio é também ecologicamente sustentável, pois não gera resíduos tóxicos e não gasta energia excessiva na sua produção.
A limpeza de piscinas com ozônio necessita de um gerador de ozônio no local e que o ozônio gerado seja passado para a água através de bolhas. Os benefícios do tratamento com ozônio processo incluem a baixa toxidade e irritabilidade do produto, além da ausência de cheiro.
Porém não esqueça que sempre será preciso manter um teor de cloro livre mínimo na água da piscina, pois o ozônio não oferece que chamamos de 'residual de proteção', o que é necessário para manter a capacidade de controle de qualquer contaminação microbiológica.